Compartilhe este texto

Sesc Amazônia das Artes chega a Manacapuru com muita música

Por Portal Do Holanda

09/08/2018 13h54 — em
Agenda Cultural


Foto: Reprodução

Manaus/AM - No período de 10 a 14 de agosto, Manacapuru recebe atrações musicais do projeto Sesc Amazônia das Artes. Os espetáculos são GRATUITOS e serão realizados sempre às 19h na Praça Riachuelo (av. Ribeiro Junior, Centro).

Dia 10, o músico amazonense Marcelo Nakamura apresenta o show “Taca-lhe a Farinha!”, gíria da região Amazônica que no espetáculo será designada como uma forma de assumir a identidade regional diante de muitos preceitos negativos, onde se encontra a imagem e a personificação do ser “caboco” em seu meio social, artístico e político. Nakamura apresentará uma mistura de ritmos que remetem à sua essência, entre eles, o baião, carimbó, cumbia, xote e samba.

Dia 11, o show "Visões de Lampião", da banda maranhense homônima, propõe uma viagem pela musicalidade nordestina, em especial à diversidade cultural do Maranhão. Onde os compositores Chico Nô e Zé Paulo mostram um repertório autoral, numa paisagem sonora das festas juninas da Ilha do Maranhão. A "festança" predomina, com ritmos quentes e empolgantes, onde ninguém consegue ficar parado. É o som das raízes nordestinas nas poesias desses dois compositores de peso no cenário atual de São Luís do Maranhão.

Dia 13, o músico Waldiney Machado apresenta "Origem", no qual o artista paraense valoriza a utilização de instrumentos artesanais construídos por ele e a experimentação de sonoridades orgânicas, através da dramaturgia sonora. A apresentação deste trabalho se caracteriza como um espetáculo, onde Machado atua de forma solo, executando vários instrumentos de percussão construindo ambientes sonoros onde a música retrata fenômenos naturais como, trovões, sons de chuva, rio, sons da floresta. Todos esses sons são extraídos dos instrumentos construídos a partir de ouriços, favas, cabaças e outros materiais, que trazem beleza tanto pela sonoridade quanto pela estética, pois são os próprios instrumentos que compõem o cenário do espetáculo.

Dia 14, o amazonense Jander Manauara encerra as apresentações musicais em Manacapuru com o show “Manauara em Extinção”. No espetáculo, são apresentadas as reflexões do rapper durante sua trajetória de mais de 15 anos de atuação e ativismo na cultura Hip Hop em Manaus, com base na negação e a perda da identidade originária dos Manauaras e a crítica bem-humorada da ditadura do preconceito e de outras culturas globalizadas e o não reconhecimento da identidade cultural Amazônica e afirmação dela.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural