Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Festa no Sambódromo abre temporada dos Bumbás

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Aproximadamente 4 mil torcedores de Caprichoso e Garantido marcaram presença no primeiro Ensaio dos Bumbás de 2019, na noite deste domingo (7), no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo. A noite teve ainda a participação da escola de samba Reino Unido da Liberdade, tetracampeã do Carnaval do Amazonas, que “entregou” a temporada para os bois, dando início, oficialmente, ao “esquenta” para Parintins. O evento teve apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

“Entramos oficialmente na temporada dos bumbás com uma festa linda, que nem a chuva atrapalhou, à altura da animação dos torcedores e do grande Festival Folclórico de Parintins que teremos este ano, que promete ser o maior dos últimos tempos”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

Além da bateria e destaques da Reino Unido da Liberdade, passaram pelo palco do primeiro Ensaio dos Bumbás, entre outras, as atrações Márcio do Boi,  Canto da Mata e Pão Doce, Carlos Batata, Leonardo Castelo, Marujada e Batucada.

Com entrada gratuita, os ensaios seguintes acontecerão em semanas alternadas para cada bumbá, começando, conforme ordem definida por sorteio, pelo Curral do Garantido, no dia 13 de abril, realizado pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG). O primeiro Bar do Boi Caprichoso, promovido pelo Movimento Marujada, será no dia 20 de abril. No total, serão quatro ensaios individuais para cada bumbá e dois (abertura e encerramento) em conjunto.

Equipe visita Parintins – Ainda como parte dos preparativos para o Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá de 28 a 30 de junho, uma equipe da SEC visitou o município (distante 369 quilômetros de Manaus) nesta segunda-feira (8), para realizar levantamento das necessidades da pista do aeródromo para receber aviões de grande porte e para projetar as ações culturais que serão realizadas paralelamente ao maior evento folclórico do norte do país.

Além de servidores da SEC, a visita teve a presença de representantes da Casa Militar, Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

Amazônia queima, Bolsonaro vacila e Macron se ‘apropria’ da região

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.