Compartilhe este texto

Cardápio regional promete conquistar o público do Arraial Chefs de Ponta

Por Portal Do Holanda

20/06/2019 15h43 — em
Agenda Cultural


Foto: Reprodução

Manaus/Am - Os sabores dos temperos regionais não poderiam ficar de fora do Arraial Chefs de Ponta, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho. O evento vai reunir 14 chefs de cozinha, entre eles, o paraense Paulo Fortunato, que promete conquistar o público em cheio com um verdadeiro cardápio amazônico que inclui Tacacá, Unha de Caranguejo, Bread Fish e Moqueca de Pirarucu com Molho de Camarão. O arraial acontece no estacionamento frontal do Shopping Ponta Negra.

“Pensei em um cardápio que fosse a cara do evento, levando desde o tradicional tacacá, que é uma bandeira que levantamos sempre, inclusive recentemente lançamos o Kit Tacacá, que poderá ser congelado por até seis meses”, comenta Paulo Fortunato, que atua na área há 26 anos.

Outro destaque da barraca que ele trará ao evento será o Bread Fish, um sanduíche de pirarucu fresco empanado com queijo coalho, jambu e ervas. “Mas o diferencial dele é que não leva pão, mas sim o patacon, que é uma iguaria feita de pedaços de bananas verdes fritas, bastante comum em países como Colômbia, Panamá e Equador”, revela o chef do Fish Maria.

Paulo se denomina autodidata e revela que jamais pensou em trabalhar na área de gastronomia. “Me formei em administração e nessa época, para me sustentar, fui vender sanduíche natural, comecei com poucas quantidades e não demorou muito para que eu já começasse a fornecer para estabelecimentos, até que acabei abrindo a minha própria lanchonete, o Dom Natural, e que depois acabou se tornando o Açaí e Cia”, lembra.

Depois de cinco anos, o chef lembra que acabou abrindo outro estabelecimento, o restaurante Turiá, que foi pioneiro em servir açaí em tigelas. “Nessa época, passei a pesquisar sabores, combinações de ingredientes e criar pratos”, conta Paulo, que afirma que sua cozinha é baseada em três pilares: intuição, inspiração e pesquisa.

Arraial Chefs de Ponta

Além de Paulo Fortunato, também participarão do arraial os chefs Alexandre Binard, Alexandre Loureiro, Ary Filho, Babú Loureiro, Cinthia Soares, Dedé Parente, Ewerton  TioMetal, Fabiola Borges, Mansur Seffair, Martina Caminha, Menga Rola, Milton Rola e Pio Câmara. No Arraial Chefs de Ponta, o público poderá saborear diversas opções gastronômicas, que custam de R$ 5 a R$ 25, preparadas pelos chefs de cozinha.

E em meio aos quitutes, o evento também contará com atrações musicais. No dia 5, quem abrirá a programação será a cantora amazonense Márcio Novo. A artista foi criada na escola do samba-rock pelo seu padrinho Bebeto, e produzida por nomes como Paulo Calasans e Wilson Souto Júnior. Atualmente, voltada para as suas raízes, é produzida pelo maestro paraense Manoel Cordeiro, nacionalmente reconhecido pelo fenômeno da lambada.

No dia 6, a banda Mão Pra Riba será a primeira atração a subir no palco do evento trazendo toda a musicalidade nordestina. O grupo, formado por policiais militares, tem como repertório sucessos nacionais de forró pé de serra e de ícones do baião, como Luiz Gonzaga.

Em seguida, será a vez da atração nacional, a cantora nordestina e ganhadora do The Voice Kids 2018, Eduarda Brasil. Neste ano, a artista gravou o seu primeiro DVD “Minha Verdade”, com participações de Batista Lima (Ex Limão com Mel), Michele Andrade (Ex The Voice), JM Puxado e o pai da Eduarda, Erismar Pereira.

No dia 7, a festa ficará com a banda Carrapicho, com o lançamento do novo álbum e a sua formação completa. Famoso pelo hit “Tic Tic Tac”, que esteve nas paradas musicais de todo o mundo nos anos 90, o cantor Zezinho Correa promete levar nostalgia ao público do Arraial Chefs de Ponta.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: arraial chefs de ponta, Manaus, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural