Compartilhe este texto

Projeto sociocultural ‘Apoena’ chega a Zona Norte

Por Portal Do Holanda

12/02/2016 12h49 — em
Arte e Cultura




Idealizado pela artista Francis Baiardi e contemplado pelo Prêmio Ocupação Artística da Manauscult, o projeto “Apoena: arte na Zona Norte” busca levar a arte em suas diversas vertentes para a Zona Norte de Manaus, a partir da próxima semana. Serão três meses de ocupação artística em duas escolas de Rede Pública Municipal de Ensino e uma Comunidade.

Para Francis Baiardi, a importância da realização do Apoena na Zona Norte se deve a uma carência de ações artísticas e culturais, que ajude no desenvolvimento e enriquecimento na formação dos seus moradores. "Com o edital de ocupação estou podendo realizar esse sonho, de levar a cultura e a arte. Como a gente pode mudar o olhar, o sensibilizar de alunos, professores e a comunidade em geral. E com a dança, eu consigo fazer isso, porque eu acredito na transformação do ser humano através da arte", afirma a artista.

A primeira escola a receber o projeto é a Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, no dia 18 de fevereiro. Neste dia, haverá o lançamento do livro “Dança como área de conhecimento”, da arte educadora Amanda Pinto, que dialoga com o Apoena uma vez que discute a situação da área de conhecimento da dança dentro do currículo escolar no sistema educacional de Manaus, com foco na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Para abordar esse tema com os estudantes da Deputado Ulisses Guimarães, Amanda promoverá a palestra “ArteDança na Escola”. Segundo a autora, a proposta é apresentar a situação política pedagógica da dança e expor a ideia do “alunocorpo”, de como a dança pode auxiliar no entendimento de que o estudante pensa com o corpo, mente e músculos juntos.
 

 
Amanda se mostra contente com o convite de Francis para participar do Apoena e explica “Acho de extrema relevância esse tipo de iniciativa. Nosso sistema educacional não supre todas as necessidades, e atividades como essas oportunizam muito mais pessoas a ter acesso à Arte. Na maioria das vezes, esses projetos possuem uma estrutura logística e uma infraestrutura maiores que o serviço público”.

Aquele que vê longe

O projeto Apoena traz tema de matriz ameríndia com o significado ‘aquele que vê longe’ e tem como objetivo utilizar a arte como meio transformador na sociedade, trabalhando no desenvolvimento e consciência dos direiros e deveres, formação e informação crítica e participativa de crianças, jovens, adolescentes e adultos desta parte da cidade.

Este projeto já vem sendo realizado na cidade desde julho de 2014, no Espaço Comunitário da Igreja Católica São Mateus, que também fará parte desta ocupação durante o mês de maio.

Quando as atividades da Escola Municipal Ulisses Guimarães acabarem, o projeto partirá para a Escola Raimundo Teodoro de Bontinelly.

As atividades programadas contam com oficinas e apresentações que contemplem artes cênicas, artes plásticas, música, exibição de filmes e vídeos de dança e arte, além de palestras. Artistas como Elisa Maia, Hadna Abreu, Diego Batista, Paulo Queiroz e o grupo Nativus Crew e a Contém Dança e Cia farão parte do projeto.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: agenda cultural, apoena, Manaus, projeto, sociocultural, Arte e Cultura

+ Arte e Cultura