Compartilhe este texto

Brigadistas fazem prevenção contra mosquito em unidades de conservação

Por Portal Do Holanda

26/01/2016 10h17 — em
Amazonas



Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foram capacitados na segunda-feira, 25, para identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti na primeira oficina de formação de brigadistas no combate ao mosquito oferecida pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs) a funcionários de parques e unidades de conservação municipais.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, o objetivo da ação é reforçar a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no sentido de ampliar as ações integradas de combate Aedes Aegypti. “Havíamos programado que até o final de janeiro nossos parques e unidades de conservação estariam contando com brigadas de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e aqui estamos dando início a essa formação”, afirmou o secretário, que participou da abertura do evento.

No total, 40 servidores da Semmas participaram da atividade. A oficina foi ministrada por uma equipe da Gerência de Promoção à Saúde da Semsa. Os servidores estarão responsáveis em realizar as inspeções semanais nos espaços protegidos geridos pelo órgão, identificando e eliminando possíveis focos. A gerente de Promoção à Saúde, Francinara Lima, destacou que a intenção da Semsa, com as formações, é fazer com que as instituições fiquem livres do mosquito. No caso dos ambientes naturais, é preciso ter uma observação mais apurada já que pequenos objetos como uma tampa de garrafa, por exemplo, podem servir como criadouro. Ela lembra que qualquer órgão público ou instituição privada pode agendar a realização da oficina, bastando agendar por meio do Disque Saúde 0800-280-8280.

As capacitações são realizadas na sede do Ciocs, localizado na rua Diamante, 15, Nossa Senhora das Graças. As capacitações são gratuitas.

As brigadas estarão distribuídas nos Parques Municipais do Mindu, Ponte dos Bilhares, Lagoa do Japiim, Nascentes do Mindu, Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras e na sede da Semmas, situados em áreas de alto risco de  vulnerabilidade para a ocorrência do mosquito. Durante o treinamento, os brigadistas aprenderam sobre os hábitos do mosquito e o que se deve fazer para destruir os criadouros, além de identificar as larvas e suas diferentes fases. 

Fotos: Arlesson Sicsú

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aedes aegypti, Amazonas, combate, dengue, Manaus, mosquito, prefeitura, semmas, Semsa, Amazonas

+ Amazonas