Compartilhe este texto

Recuperação judicial de empresas é tema de palestra na Esmam

Por Portal Do Holanda

23/05/2019 12h21 — em
Amazonas



O magistrado Daniel Carnio integra grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que analisa e sugere medidas de modernização e efetividade nos processos de recuperação e falência em tramitação na Justiça brasileira. O juiz, que  é titular da 1ª Vara de Falências, Recuperações Judiciais e Conflitos relacionados à Arbitragem de São Paulo (TJSP), vai proferir palestra sobre o tema em Manaus, no dia 31 de maio.

Com o título: “A lógica econômica e jurídica da recuperação de empresas”,  a palestra do magistrado já está com as inscrições abertas no portal da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e são gratuitas.

Público alvo

Podem participar magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), economistas, professores, administradores, empresários, integrantes de entidades de classe, jornalistas, operadores do direito, acadêmicos (direito, economia, administração e outros cursos) e demais profissionais que tenham interesse no assunto.

A programação prevê que a apresentação de Daniel Carnio comece às 15h, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo ao edifício-sede do TJAM, localizado na avenida André Araújo, s/n, bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

Falência prejudica sociedade

Em 2018, 1.459 pedidos de falência foram efetuados em todo o Brasil – 761 requeridos por micro e pequenas empresas, 355 por médias e 343 por grandes -, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

Quando uma empresa “fecha as portas” os efeitos atingem toda uma cadeia de outros negócios, prestadores de serviços e trabalhadores que dependem daquele empreendimento. Uma saída seria a recuperação judicial, que oferece uma “chance” à empresa para que se recupere da crise financeira e se mantenha no mercado.

A Esmam pede aos participantes da palestra a doação de 1 kit de higiene pessoal. Os donativos arrecadados serão entregues a instituições filantrópicas de Manaus que atendem crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: administrador, contador, Daniel Carnio, economista, Esman, falencia, juiz, recuperação judicial, Amazonas

+ Amazonas