Compartilhe este texto

Em Manaus, venezuelanos em situação de risco recebem ajuda da prefeitura para deixar ruas

Por Portal Do Holanda

20/09/2019 10h45 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - As famílias venezuelanas em situação de trabalho infantil ou mendicância que ficam situadas nas proximidades da avenida Governador José Lindoso, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, participaram de uma ação conjunta da Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira  (19), para cadastrar os refugiados. A ação faz parte da operação Acolhida, realizada pela Força Nacional, em conjunto com representantes do município e do Estado.

 O trabalho reuniu o serviço de abordagem social da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) e Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

A intenção dos parceiros é o mapeamento de famílias venezuelanas em situação de trabalho infantil e mendicância, para conhecer suas demandas e incluí-las na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia de seus direitos.

Durante a ação foram identificadas crianças acompanhadas de seus familiares , todos foram encaminhados para os órgãos e instituições que prestarão assistência conforme a necessidade de cada família e indivíduo.

Fluxo de trabalho

A Semasc trabalha com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), identificando crianças e adolescentes nessa violação de direitos nos logradouros públicos da capital.

Na questão dos venezuelanos foi montada uma força-tarefa entre Semasc, Seas e Organizações da Sociedade Civil (OSC), para o mapeamento dessas famílias em situação de mendicância e trabalho infantil. O trabalho foi dividido entre esses órgãos e entidades. A Semasc ficou responsável pela abordagem social e mapeamento das zonas Sul e Centro-Sul.

As OSCs participantes da ação foram fomentadas pela Seas para realizar a abordagem social: O Pequeno Nazareno, Reame/Janel Doylle, Associação Mãos Amigas, Desafio Jovem, Movimento Comunitário Vida e Esperança, Instituto de Ação Social Vida e Saúde do Amazonas, Nacer e Centro de Formação Vida Alegre. Houve uma divisão por territórios de acordo com a localização das OSCs.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: acolhida, criança, famílias venezuelanas, trabalho infantil, Amazonas

+ Amazonas