Compartilhe este texto

Sesi oferece serviços para prevenção de acidentes de trabalho

Por Portal Do Holanda

26/06/2019 15h37 — em
Amazonas



A maioria dos acidentes de trabalho, no Amazonas, é registrada em alguns setores da indústria eletroeletrônica, na produção de motocicletas e na rotina do transporte coletivo, conforme dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). E a maioria desses acidentes poderia ser evitada se as empresas adotassem a “cultura prevencionista”.

Para o gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudio Palheta, a cultura prevencionista é necessária dentro das empresas, porque algumas delas, segundo ele, apenas implantam melhorias em seu ambiente de trabalho a partir da fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), além de desconhecerem as metodologias técnicas que devem ser adotadas quando se trata de avaliações para atender fins de higiene ocupacional.

“Nem todas as empresas têm noção ou fazem adequada gestão dos riscos presentes no ambiente de trabalho, apenas procuram elaborar relatórios, mas não implementam e buscam resultados efetivos dos seus programas de prevenção. É importante ressaltar que, para isso ocorrer é necessário uma boa consultoria em SST ou Ergonomia para que se possa trabalhar junto com a empresa a redução de acidentes ou doenças do trabalho, além do auxilio nas demandas legais”, disse ele.

O Sesi oferece serviços de PPRA/PCMSO (programas de Prevenção de Riscos Ambientais e de Controle Médico de Saúde Ocupacional); Análise Ergonômica do Trabalho (AET); laudos de Insalubridade, Periculosidade e Técnico das Condições Ambientais do Trabalho; assessoria e consultoria em SST e em Ergonomia; além das avaliações Ambientais (ruídos, calor e iluminação), Quantitativa dos Riscos Químicos (avaliação química) e de Vibração do corpo inteiro, mãos e braços.

Só com PPRA e PCMSO, os mais demandados, o SESI registrou 149 empresas solicitantes, e atendeu a 12.364 trabalhadores ao longo de 2018.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: acidentes de trabalho, cultura prevencionista, higiene ocupacional, prevenção, SRTE, Amazonas

+ Amazonas