Compartilhe este texto

Semsa realiza ação para prevenir doenças do trabalho

Por Portal Do Holanda

25/02/2017 9h09 — em
Amazonas



Manaus/AM- O Dia Internacional de Combate e Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort) é comemorado em 28 de fevereiro e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest-Manaus) lembrou a data voltando a atenção para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta sexta-feira (24), com eventos em todos os distritos da capital.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto,  explicou que voltar os cuidados para os profissionais da saúde é necessário para que essa ação seja contínua e desperte o autocuidado contra lesões. 

Uma das atividades foi realizada no auditório da Semsa e reuniu servidores para alongamentos e palestra educativa. O diretor do Cerest-Manaus, Clodoaldo Almeida, coordenou a atividade e deu dicas sobre o que pode ser feito no trabalho ou em casa para evitar a doença e também sobre alinhar posições e objetos de forma adequada.

Problema de saúde pública

As Ler/Dort são doenças que expressam sofrimento originado da relação do trabalhador com o trabalho e podem ser consideradas um problema de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, são doenças classificadas como Ler/Dort as tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, miosites, síndrome mofascial, síndrome do túnel do carpo, síndrome cervicobraquial, síndrome desfiladeiro torácico, síndrome do ombro doloroso, doença de D’Quervain. As tendinites e tenossinovites são as mais conhecidas, sendo que sua incidência maior está nos membros superiores, particularmente nos punhos e nos ombros.

O Cerest-Manaus funciona no Complexo de Saúde Oeste, localizado na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, Conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz e as informações sobre os serviços oferecidos podem ser consultadas pelo telefone 3214-7717.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ação, doenças do trabalho, Manaus, Amazonas

+ Amazonas