Compartilhe este texto

Vereadora quer mais fiscais mulheres para combater abuso sexual nos terminais

Por Portal Do Holanda

27/03/2014 9h48 — em
Amazonas



Indicação protocolada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM) solicita que a Prefeitura de Manaus aumente o número de mulheres que atuam na fiscalização dos terminais de ônibus e ainda dê mais publicidade nos canais de denúncias para as vítimas de abuso sexual nos coletivos.

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a maioria das ocorrências não é denunciada, representando apenas 5% do total de casos recebidos pelo órgão. Mas conforme estimativa da União Brasileira de Mulheres (UBM), para cada caso de assédio sexual dentro de ônibus denunciado, mais de cinco permanecem ocultos.

Segundo a vereadora, aumentando os canais de denúncias, por meio de um 0800 ou ainda com maior número de fiscais mulheres nos terminais, é possível inibir esse tipo de crime.  “Sabemos que os horários de pico nos terminais são os mais propícios para que alguns homens façam tais práticas, principalmente, quando as mulheres estão embarcando no ônibus”, disse.

Therezinha Ruiz destacou ainda que os motoristas também deveriam ser orientados quanto às providências que devem ser adotadas pelas vítimas.   “É importante que a vítima saiba que somente denunciando é que os envolvidos podem ser presos”, disse.

Ela informa ainda que em São Paulo e Rio de Janeiro, suspeitos de abusos foram presos após denúncias das vítimas. “Esses abusadores são contumazes em tais práticas, ou seja, enquanto não forem punidos, irão continuar cometendo esse crime, motivado por um transtorno sexual”, disse.

Foto: CMM/Tiago Correa


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: abuso sexual, onibus, Política, terminal, Amazonas

+ Amazonas