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HIIT: treino de alta intensidade tem benefícios, mas exige cuidados

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Seja nas redes sociais ou até mesmo em conversa com os amigos, muito se tem ouvido falar sobre o HIIT. Mas, do que se trata? O High-intensity interval training (treino intervalado de alta intensidade), que conquistou muita fama nos últimos anos, é composto por períodos curtos de estimulo aeróbico (de 1 a 3 minutos de duração). Entretanto, todos os exercícios são de alta intensidade (acima de 90% do máximo) e intercalados por períodos curtos de recuperação (que pode ser feito de forma ativa ou passiva). A atividade dura em média de 15 a 20 minutos. Parece fácil por ser rápido? Acredite, é bem intenso.

A prática dos treinos intervalados de alta intensidade já foi parte da preparação física de competidores expressivos de resistência aeróbia, como Paavo Nurmi, atleta de meia e longa distância da década de 1920, ou o extraordinário Emil Zatopek, que na década de 1950 popularizou ainda mais a divulgação de tal método de treino. A atividade não segue um formato limitado ou exercícios específicos. A única variável realmente obrigatória é a intensidade.

Como funciona?

Em linhas gerais, os estímulos de alta intensidade são realizados acima do limiar de lactato (ponto onde há um acúmulo de lactato no sangue, a remoção não supera a produção de ácido lático), próximo da capacidade aeróbia máxima (VO2max), e da fadiga. Essa série ou estímulos de alta intensidade é seguido de alguns com baixa intensidade.

Benefícios

Este tipo de prática gera diversos benefícios, como o aumento da velocidade do metabolismo por até 24 horas após o exercício; incremento da sensibilidade à insulina; maior oxidação de gordura nos músculos; provocação de picos no hormônio do crescimento (que auxiliam na queima de gordura) e nos níveis de catecolamina (substâncias que o corpo produz que induz o uso de gordura).

Cuidados

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados antes de começar a treinar o HIIT. Principalmente verificar se o corpo está preparado para aguentar esse tipo de treino.  Assim como qualquer atividade física de alta intensidade, não se pode começar no máximo logo no início.  O ideal é dar os primeiros passos com menos intensidade, intervalos maiores e aumentando progressivamente.

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