.
Siga o Portal do Holanda

Conheça

Gergelim promove benefícios para a saúde

Publicado

em

O que o governador Wilson Lima não pode controlar


Semente famosa encontrada sobre determinados pães, o gergelim faz mais do que dar sabor e charme aos pratos. Consumido em quantidades certas, ele pode promover benefícios para a saúde, contribuindo assim para a manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável.

Entre os seus benefícios, o gergelim consegue combater o colesterol ruim. Isso ocorre por causa das funções antioxidantes do óleo encontrado na semente. Ele ainda promove o fortalecimento das funções do fígado e dos rins, além de melhorar a circulação do sangue.

Derivados

Além das tradicionais sementes, ele possui alguns derivados. Usado em pratos orientais, o óleo de gergelim faz parte da lista. Chamada de tahine, a pasta de gergelim é um ingrediente típico da culinária árabe.

Origem

Continente de origem, a África possui muitas espécies silvestres. Já na Ásia apresenta uma grande variedade. O gergelim chegou no Brasil no século 16 com os portugueses. O Estado de São Paulo é um dos centros que atua na plantação para exploração comercial dessa semente. Já no Nordeste o cultivo é para consumo local.

 




Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.