Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Frutas 'exóticas' oferecem diversos benefícios para a saúde

Publicado

em

Foto: Cramberry / Reprodução

Que as frutas podem ser saudáveis, isso não há dúvidas. Banana, maçã, uva, abacate... Todas muito saborosas. Mas já pensou em acrescentar à fruteira novos personagens?  Pouco usual nas feiras e mercados tradicionais, algumas frutas denominadas "exóticas" em nosso País também servem de grandes ajudantes para a alimentação saudável.

Elas têm como característica principal só serem encontradas facilmente em suas regiões de origem. Entretanto, é possível achar em alguns mercados, mesmo que em pequenas porções e em apenas algumas épocas do ano. Possuem cores, formatos, tamanhos, aromas e sabores bem peculiares e são, na maioria das vezes, produzidas em pequenas escalas, em seus períodos de safra.

Vamos apresentar algumas delas:

Kino

Ainda pouco consumida no Brasil, essa fruta, de origem africana, é conhecida por seus poderes de emagrecimento natural. O kino é rico em vitaminas A e C, em fibras, potássio, ferro e cálcio e possui poucas calorias (aproximadamente 25 em uma porção de 100 gramas).

Cramberry

Conhecida como a fruta que combate a infecção urinária. Pouco calórica quando consumida sem açúcar, ela é capaz de produzir a sensação de saciedade.

Granadilho

Típica da América do Sul, a fruta contém vitamina A e fitoquímicos, que agem na redução do colesterol e uma grande quantidade fibras solúveis, importantes no controle do diabetes.

Longan

Essa é uma fruta poderosa que contém vitamina C e ferro em abundância. Essa união de nutrientes combate a anemia, por exemplo.

Tamarrillo

Também conhecida como tomate japonês, ele é rico em vitamina A e fitoesteróis, poderosos no combate ao colesterol ruim, o LDL.

Buriti-Miriti

Com a polpa é possível fazer bebidas e mingau. É muito rica em vitamina A, cálcio, fósforo e ácidos graxos que combatem o envelhecimento das células do organismo e eliminam os radicais livres.

Camu-camu

É das frutas que tem maior teor de vitamina C. Suas folhas, assim como a polpa, são usadas para tratar diversas doenças e sintomas, dentre eles, infecções virais, gripes e resfriados, fadiga crônica, asma, arterioesclerose, gengivites, cefaleia e outras.

 

Os ‘filhos bastardos’ do médico Mouhamad Mustafa

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.